segunda-feira, 23 de julho de 2012

VEJA: Manifestação atrasa reunião anual da SBPC

Tarja - Crise nas Universidades FederaisTarja - greve das Federais
22/07/2012 - 20:54
                               
 
Greve nas federais

Manifestação atrasa reunião anual da SBPC

Grevistas invadem palco e impedem que cerimônia de abertura da 64ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) inicie na hora marcada

Marco Túlio Pires, de São Luís
Grevistas das universidades federais invadem palco durante cerimônia de abertura de reunião da SBPC, em São Luís, no Maranhão
Grevistas das universidades invadem palco durante cerimônia de abertura da SBPC (Marco Túlio Pires/VEJA)

A 64º reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que neste ano ocorre na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, teve seu início atrasado devido a uma manifestação de grevistas do ensino público federal. O encontro começa neste domingo (22) e vai até sexta-feira (27).

A cerimônia de abertura estava marcada para as 19 horas, no centro de eventos da UFMA, um espaço a céu aberto com uma plateia de 600 pessoas. Cerca de dez manifestantes invadiram o palco, instalaram uma faixa em frente à mesa principal e impediram que o evento fosse iniciado até que "fossem ouvidos".


Tema em foco: Crise nas universidades federais

Helena Nader, presidente da SBPC, tentou apaziguar os ânimos. "Por favor, estamos do mesmo lado, vamos permitir que o evento aconteça", apelou aos grevistas. A fala não surtiu efeito. Outro grupo, composto por 50 pessoas e que estava na plateia, continuou a fazer barulho com gritos e apitos.
Sem alternativas, a presidente da SBPC cedeu. "Vamos dar cinco minutos para vocês falarem ao microfone e depois começaremos a cerimônia", disse. Um dos manifestantes subiu ao palco e falou por cinco minutos sob os gritos de aprovação dos manifestantes. Satisfeito, o grupo deixou o centro de convenção às 19h32. Em seguida, a reunião anual da SBPC foi oficialmente iniciada.


Sustentável – Em 2012, o tema da reunião anual da SBPC é ‘Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza’. O evento começa exatamente um mês após o término da Rio +20, a conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza, que reuniu mais de 120 chefes de estado no Rio de Janeiro.

A 64ª reunião da SBPC também será marcada por um ‘modelo sustentável’ de evento. "Em tempos de Rio+20, economia verde e erradicação da pobreza, não poderíamos deixar de, ao menos, reduzir o uso de papel e plástico", resumiu Rute Maria de Andrade, secretária geral da SBPC. "Os crachás foram abolidos e todo o material do evento será concentrado em um único volume", acrescentou.

Além da temática da erradicação da pobreza, a reunião da SBPC terá discussões sobre a base espacial de Alcântara, no Maranhão; política científica; e apresentação de novas pesquisas na área de saúde, tecnologia e inovação. O site de VEJA estará presente no evento durante toda a programação.


Greve – A greve de professores das universidades e institutos federais entrou no terceiro mês no último dia 17. De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), 58 das 59 universidades federais estão paradas, além dos 37 institutos e centros de educação tecnológica. A UFMA, onde ocorre a reunião da SBPC, também está sem aulas. É a maior adesão, tanto de instituições quanto de professores, já registrada. A greve teve início em 11 de junho.


Leia mais: Greve nas federais completa dois meses com impasse


SBPC – A reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é o evento científico mais importante da América Latina. Todos os anos, a comunidade científica brasileira e convidados internacionais encontram-se para discutir política científica e divulgar novos estudos. Em 2012, a reunião ocorre em São Luís, no Maranhão, em comemoração aos 400 anos da capital.

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/manifestacao-atrasa-reuniao-anual-da-sbpc

Nenhum comentário:

Postar um comentário